quinta-feira, 18 de março de 2010

Um ano da Carta de Rio Bonito – Avanço ou Retrocesso


Eu e o Pr. Luis Leão na Apresentação da Carta de Rio Bonito




“Nós, jovens batistas do Estado do Rio de Janeiro, reunidos no Congresso

Juventude Ativa, na cidade de Rio Bonito-RJ, no dias 09-12 de Abril de 2009, nos

manifestamos sobre a realidade social do nosso país.”


Com essas palavras, a Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro (JUBERJ), numa visão altruísta, manifestou-se de forma corajosa sobre a miserável situação social do Brasil. Lembro-me como se fosse hoje. Sob a orientação do psicólogo e Pastor Luis Henrique Leão, mais de oitenta jovens que exercem liderança escreveram um documento com coisas que repudiam e compromissos que assumiam naquele momento. Como presidente da JUBERJ, submeti a todos os jovens presentes naquele Congresso e aqueles que concordavam ficassem de pé e todos, sem exceção, como um pelotão militar, levantaram-se. Oramos emocionados, sentimos realmente motivação nos cerca de 600 jovens que se encontravam ali.

A repercussão foi imediata. Os meios de comunicação evangélicos e as redes sociais evangélicas publicaram em seus sites trechos da Carta. Em menos de 20 minutos da publicação, recebemos um e-mail que nos informava que recebera a Carta de alguém que estava no exterior. A Agência Latino-Americana e Caribenha de Comunicação escreveu sobre a Carta. Houve até quem dissesse que a Carta era “balela de Satanás”. Mas nesse último ano, tivemos avanços ou retrocessos?
Foi um ano glorioso. Os jovens colocaram em seus Orkuts e Blogs todo o Conteúdo da Carta. Nas Juventudes Associacionais, o foco da discussão foi o compromisso assumido em Rio Bonito. Vi fóruns online, temas de Congressos, a participação de Jovens em movimentos sociais, como verdadeiros discípulos de Cristo, pregando o amor aos homens, mas o vendo como um todo. E com isso, difundiu-se o conceito de Missão Integral entre os jovens batistas do Estado do Rio de Janeiro. E para coroar esse primeiro passo que foi dado pela então Secretária Geral da JUBERJ, irmã Gilciane de Oliveira, o Juventude Ativa 2010 trará como tema “Uma Guerra, Um Exército, Uma Missão”.

Declaramos naquela ocasião: “SOMOS FILHOS DE DEUS! JOVENS QUE AMAM A JESUS E VAMOS LUTAR, ONDE ESTIVERMOS, POR PAZ, JUSTIÇA E VIDA”. Essa ainda é nossa meta! Reafirmamos tudo que dissemos em 2009 e continuaremos a avançar em 2010. O silêncio dos cristãos cessou-se.
“Lutar por manter esse compromisso que nasceu no congresso Juventude Ativa 2009.” Esse foi o último compromisso da Carta. Em Deuteronômio 23.21 lemos: “Quando fizeres algum voto ao SENHOR teu Deus, não tardarás em cumpri-lo; porque o SENHOR teu Deus certamente o requererá de ti, e em ti haverá pecado”. Levemos este compromisso para que possamos honrar com nossas vidas e com nosso serviço. Deus conta conosco! Espero vê-los nas trincheiras, lutando por um ideal, espelhado no amor de Cristo e na palavra de Deus.


Texto Publicado em O Jornal Batista, edição de 21/03/2010, Ano CX, Edição 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário