quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Participação do Jovem Cristão na Sociedade


Quero agradecer as manifestações de carinho dos leitores da Revista Palavra & Vida, produzida pela Convenção Batista Fluminense, pelo texto que lá publiquei. É um resumo de uma oficina que dirigi no CONJUBAENF ano passado. Segue o texto:


A Participação do Jovem Cristão na Sociedade

A Juventude Cristã nunca na história da sociedade esteve tão perto de participar ativamente de suas decisões como hoje. Porém como ser um jovem que participe da sociedade onde vive? Quais as formas que podemos dizer que somos cristãos? Nossa participação com este artigo consiste em buscarmos juntos esses desafios que nos são dados atualmente.

Jovens Cristãos Evangélicos sempre foram meio que arredios a movimentos sociais no Brasil, talvez por falta de influência da liderança do passado. Mas um jovem pastor batista norte-americano fez a diferença. Martin Luther King Jr, ao saber que Rosa Parks, sua ovelha, havia sido discriminada num ônibus por não ceder seu assento a um branco, iniciou uma campanha por direitos civis nos Estados Unidos. Foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Percorrendo seu país, foi assassinado aos 40 anos em 1968. Deixou um excelente legado. Seu discurso “Eu tenho um sonho” ainda ecoa.

O Conceito de Missão Integral

Muito tem se dito sobre Missão Integral. Fóruns, congressos, encontros e debates tem abordado o tema. Segundo René Padilla, a missão integral " é o meio designado por Deus para levar a cabo na história, por meio da igreja e no poder do Espírito, seu propósito de amor e justiça revelado em Jesus Cristo." Um jovem que deseja participar da Sociedade, sendo relevante pra Deus e pro seu Reino, deve olhar o ser humano por inteiro, ver suas necessidades.

Respaldo Bíblico

A Palavra de Deus é Clara em nos mostrar o que devemos fazer. É o chamado respaldo bíblico. Não podemos ficar omissos. Omissão é pecado.

Veja o que dizem estes versículos:

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4.17 ; “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25.40; “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.” Salmo 34.14

Como cristãos, definimos a Bíblia como nosso guia de fé e prática, que ela é a Palavra de Deus que deve ser cumprida integralmente.

Formas de Participação efetiva na Sociedade

Você pode ser um jovem atuante onde você mora, trabalha, estuda. O importante é ter certeza de estar fazendo a vontade de Deus. Envolva-se com a Associação de Bairro, Centros Acadêmicos, nas organizações denominacionais. Dê um bom testemunho e assim você será agente transformador da sociedade e sinalizar o Reino de Deus na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário