domingo, 4 de setembro de 2011

Superabundante Graça


Quando criança, sempre ouvia nos cultos de oração o seguinte cânticos (ou, para os mais vividos (velhos jamais), os corinhos): “A Graça de Jesus jamais me faltará, jamais me faltará no coração”. A única coisa naquela época que eu entendia de graça, era quando eu ganhava alguma coisa: é de graça. Ou quando fazíamos algo que não agradava e nos diziam: Você é sem graça! No máximo uma vizinha chamada Graça.

Quando recebi Jesus no meu coração, a “Graça! Que maravilhosa Graça!” que tanto cantamos começou a fazer sentido e, ouvindo de missões, também percebi que outros precisam da graça do Pai. É a superabundante graça de Jesus, que nos transforma e nos redime.

Precisamos ser jovens que exalem a Graça de Jesus por onde passam. Temos que falar como o Apóstolo Paulo, o grande missionário, disse a Timóteo em sua Primeira Carta, capítulo 1 versículo 14: “E a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e amor que há em Jesus Cristo

Fale da graça. Use da graça para com aqueles que nos cercam. Faça da graça seu estilo de vida. Cante a todos, em alta voz, a Maravilhosa Graça de Jesus, graça essa que nos liberta da escravidão de Satanás.

E pra mim... BASTA-ME A GRAÇA!

sábado, 14 de maio de 2011

Despertar 2011


Está chegando o nosso Congresso da Juventude Batista Brasileira, o Despertar 2011!

Mobilize-se! Guarde os dias 20 a 23 de julho para estarem ali em Curitiba celebrando ao Senhor e ver como você pode deixar sua marca!

Nossos preletores serão os pastores Ulises Oyarsun, de Chile, hoje radicado em Guatemala e Ed René Kivitz, de São Paulo.

Contaremos com a PIB de Curitiba e Paulo Cézar Baruk no comando da adoração.

Será essa uma rica oportunidade. Não a deixe passar.

@iigorbonan

sexta-feira, 13 de maio de 2011

EvangélicoFobia


Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.” Mateus 5.10

Quero iniciar contando uma história. O ano era 1894. Na cidade de São Fidélis, o missionário Salomão Luiz Ginsburg se preparava para pregar para uma pequena, mas fiel, congregação. Quando começou a cantar, um grupo de perseguidores começou a perturbar a reunião e o Missionário foi preso. Seu crime? Pregar Jesus Cristo como único Salvador da humanidade. O delegado foi direto: “O Senhor está proibido de pregar sua nefasta religião nesta cidade.” O sábio missionário respondeu que tinha ordens superiores àquela. O homem pensou que ordens dos americanos, porém mais uma vez o missionário o surpreendeu, abrindo o Novo Testamento e leu: Todo poder é me dado no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” (Mt 28.19 e 20). Irando-se ainda mais deteve o missionário por algum tempo.

O ano é 2011. E ao acessar os sites de informações, salvo raras exceções, deterioram a imagem dos evangélicos por estes defenderem seu posicionamento em assuntos como homofobia, dentre outros. Existe uma certa evangelicofobia, tudo que os evangélicos fazem ou falam é motivo de setores da sociedade irem a publico e denegrir os evangélicos.

Em 1824, a nossa primeira constituição já falava em seu artigo quinto a liberdade religiosoa, que se seguiu nas cartas de 1891, 1934, 1937, 1946, 1967 e a Constituição Cidadã de 1988. A Constituição Federal, no artigo 5º, VI, estipula ser inviolável a liberdade de consciência e de crença, assegurando o livre exercício dos cultos religiosos e garantindo, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e as suas liturgias.”

A Declaração Universal dos Diretos Humanos, do qual o Brasil é signatária, em seu artigo 18 nos diz: Todo o homem tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Ginsburg sacramentou: Temos ordens superiores. Ainda que nos persigam, temos que ter confiança que Jesus tem todo o poder e é em seu nome proclamamos as boas novas e confrontar o pecado. É de Paulo as seguintes perguntas: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? A resposta é Nada!

Precisamos de uma lei evangelicofóbica? Não creio, pois a própria Carta Magna defende a liberdade religiosa. Agora, existe dentro do Congresso Nacional bancadas de todos os tipos. Mas é a bancada evangélica, que ao se manifestar, sofre todo tipo de discriminação e é motivo de chacotas. Temos que nos manter firmes! Aos nossos deputados evangélicos mantenham-se firmes. Precisamos interceder a Deus que dê aos nossos deputados a força que eles precisam. E as igrejas sejam espaço de discussão, sem paixões, mas a luz da Bíblia, o que podem fazer para melhorar a vida de seus iguais e mostrar Jesus. Sem discriminar, mas amar! Em 1Jo 4.7 e 8, lemos: “Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” Amamos o pecador, mas o pecado nos aborrece porque também aborrece a Deus.

Que sejamos firmes para passar por essas provas. Apenas diremos: BASTA-ME A GRAÇA!

A História de Ginsburg terminou assim: o delegado que o prendeu foi preso e Ginsburg o ajudou a sair da cadeia. E hoje na cidade de São Fidélis existem mais de 35 igrejas batistas e mais umas 50 de outras denominações. Esse é o poder que vence. É a vitória que vence o mundo: A NOSSA FÉ!

PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DA NATUREZA!


"Dá contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo."
Lucas 16.2
Nos filmes que assistimos e até nas novelas tão queridas dos brasileiros ele sempre é o culpado: o mordomo.
Mordomo é aquele que administra, que cuida. Nós somos mordomos das coisas que Deus nos deu para administrar. Dentre elas, estão os recursos naturais.
Muito se tem falado na preservação das nossas florestas, recursos hídricos, fauna e flora e uma grande ameaça é a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro, que anistia os atuais desmatadores e ainda beneficia outros.
Meu posicionamento é contrário e o atual Código Florestal tem feito o papel de preservação: uma boa legislação.
Em 2009, quando presidi a Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro, sob a orientação do Pastor Luis Leão e da Executiva Gilciane de Abreu, foi produzida com a liderança a Carta de Rio Bonito, um documento que repudiava e assumia compromissos sociais.
Sobre o Meio Ambiente a carta é categórica:
· Repudiamos a destruição do nosso planeta e o mau uso dos nossos recursos naturais engendrados por forças produtivas estrangeiras e nacionais, que comprometem a vida da atual e das futuras gerações.
· Comprometemos-nos a preservar o meio ambiente de todas as formas possíveis.
A Carta de Niterói, um belo documento produzido pelos batistas brasileiros, conclama os cristãos de toda a Terra que busquem compreender que o Evangelho e sua plenitude são para todo o ser humano, incluindo a sustentabilidade da vida humana e da natureza.
Nossos escritos estão ótimos, precisamos mesmo é aperfeiçoar as ações. E é pra já!
Um dia vamos dar conta de nossa mordomia ao Pai. O que vamos dizer? Que gastamos tudo dissolutamente como fez o filho pródigo? Que estivemos tão ocupados com nós mesmos que não tivemos tempo para cuidar daquilo que o Senhor nos confiou?
Cuidar da natureza, hoje, é fundamental para que as gerações porvindouras possam ter pelo menos coisas fundamentais para sua sobrevivência e uma vida sustentável, não de luxo. Viver com recursos renováveis e não querer sair por aí comprando hoje e descartando amanhã.
Será que seremos mais uma geração de mordomos culpados?
Eu não quero ser!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Homenagem a um amigo!


Durante a minha caminhada de vida cristã, o Pai Celestial colocou muita gente boa no meu caminho e certamente uma dela é o nosso amigo Isaías Alves Machado. Baseado em Romanos 13.7 “... a quem honra, honra.”; a Juventude Batista do Estado do Rio de Janeiro homenageia a esse grande servo de Deus.

Nascido em 23 de junho de 1976 filho dos irmãos Marly Alves Machado e Manoel José Machado, formado na Escola Técnica Federal de Campos (RJ), cursou a Universidade Salgado de Oliveira e mestrado pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). No momento é aluno do Seminário Teológico Batista Fluminense.

No dia 03 de julho de 1985 deu um importante passo: cumprindo a uma das ordenanças de Jesus, foi batizado pelo Pr. Alceir Faria Pereira, seu grande amigo e conselheiro. Na Primeira Igreja Batista do Parque Guarús desenvolveu sua liderança tendo trabalhado nos seguintes setores: Professor de classes, líder de adolescentes, presidente dos jovens, conselheiro dos jovens e adolescentes, diretor de música e trabalhou no conselho fiscal da Igreja. Sendo seminarista, atualmente é Responsável pelo trabalho na Missão do Parque Rio Branco.

Como líder jovem, Isaías foi vice-presidente da JUBAPLA (Juventude Batista da Planície), Presidente por cinco mandatos da JUBAPLAN (Juventude Batista Plani-Norte). Na JUBERJ foi membro do Conselho Deliberativo, Líder da Região Norte, Presidente (2009-2010) e de 13 de agosto de 2010 até 05 de janeiro de 2011 foi Secretário Geral Interino, imprimindo a sua marca de destacado líder. Como Presidente e Executivo da JUBERJ, foi membro do Conselho Deliberativo da Juventude Batista Brasileira (JUMOC).

Na denominação, já foi membro do Conselho de Planejamento e Coordenação, membro da Junta de Educação e Ação Social, inclusive fazendo parte da Diretoria da JUNEDAS.

Deus tem privilegiado Isaías com sua família. Casado com Simone de Mattos Amaral Machado desde 18 de março de 2000, tem um casal de filhos Maria Eduarda de Mattos Machado nascida em 13/10/2003 e Luis Filipe de Mattos Machado nascido em 04/06/2009.

A homenagem é justa. A honra é certa. Queremos agradecer a Deus por vida tão importante para nós. Obrigado Deus por nos permitir trabalhar com Isaías até aqui. Isaías, obrigado por tudo!

Igor Bonan

Por ocasião da Celebração da Juberj pela vida do Isaias em 19/02/2011

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Para Refletir

Publiquei isso ano passado, porém acho válido republicar:


"Se você acredita ser um derrotado, você é.
Se Você acredita não ter coragem, você não tem.
Se você gostaria de vencer mas acha que não pode,
é quase certo que não vencerá.
As batalhas da vida nem sempre vão
Para o homem mais forte ou mais rápido,
Contudo, mais cedo ou mais tarde, o homem que vence
É o que pensa que pode."

Extraído do livro Talento não é tudo, de John C. Maxwell

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Participação do Jovem Cristão na Sociedade


Quero agradecer as manifestações de carinho dos leitores da Revista Palavra & Vida, produzida pela Convenção Batista Fluminense, pelo texto que lá publiquei. É um resumo de uma oficina que dirigi no CONJUBAENF ano passado. Segue o texto:


A Participação do Jovem Cristão na Sociedade

A Juventude Cristã nunca na história da sociedade esteve tão perto de participar ativamente de suas decisões como hoje. Porém como ser um jovem que participe da sociedade onde vive? Quais as formas que podemos dizer que somos cristãos? Nossa participação com este artigo consiste em buscarmos juntos esses desafios que nos são dados atualmente.

Jovens Cristãos Evangélicos sempre foram meio que arredios a movimentos sociais no Brasil, talvez por falta de influência da liderança do passado. Mas um jovem pastor batista norte-americano fez a diferença. Martin Luther King Jr, ao saber que Rosa Parks, sua ovelha, havia sido discriminada num ônibus por não ceder seu assento a um branco, iniciou uma campanha por direitos civis nos Estados Unidos. Foi ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Percorrendo seu país, foi assassinado aos 40 anos em 1968. Deixou um excelente legado. Seu discurso “Eu tenho um sonho” ainda ecoa.

O Conceito de Missão Integral

Muito tem se dito sobre Missão Integral. Fóruns, congressos, encontros e debates tem abordado o tema. Segundo René Padilla, a missão integral " é o meio designado por Deus para levar a cabo na história, por meio da igreja e no poder do Espírito, seu propósito de amor e justiça revelado em Jesus Cristo." Um jovem que deseja participar da Sociedade, sendo relevante pra Deus e pro seu Reino, deve olhar o ser humano por inteiro, ver suas necessidades.

Respaldo Bíblico

A Palavra de Deus é Clara em nos mostrar o que devemos fazer. É o chamado respaldo bíblico. Não podemos ficar omissos. Omissão é pecado.

Veja o que dizem estes versículos:

Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.” Tiago 4.17 ; “Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25.40; “Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.” Salmo 34.14

Como cristãos, definimos a Bíblia como nosso guia de fé e prática, que ela é a Palavra de Deus que deve ser cumprida integralmente.

Formas de Participação efetiva na Sociedade

Você pode ser um jovem atuante onde você mora, trabalha, estuda. O importante é ter certeza de estar fazendo a vontade de Deus. Envolva-se com a Associação de Bairro, Centros Acadêmicos, nas organizações denominacionais. Dê um bom testemunho e assim você será agente transformador da sociedade e sinalizar o Reino de Deus na Terra.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Janeiro, um mês conturbado!

Janeiro não foi um mês típico para mim! Nessa primeira postagem de 2011, quero relatar algumas coisas que me deixaram abalados nesse último mês.

Como falo sempre aqui, sou nascido na cidade de Nova Friburgo/RJ, e embora tenha saído desta cidade com meses de idade e ter residido posteriormente em 2004, sempre tive muito orgulho do meu torrão natal. Vivi toda uma vida em Cordeiro, que dista de Nova Friburgo apenas 50 km. Sempre estive na minha cidade.

Ver imagens do que aconteceu lá foi desesperador. Amigos perderam tudo! Uma grande amiga e sua família perderam a vida! Mesmo sem entender, sei que o Divino Criador tem sim um propósito em tudo! E como vi no MSN do Rodrigo, noivo da querida Tatiana Leal, infelizmente vitimada na tragédia, ontem: "Te Louvarei, não importam as circunstâncias."

Fui no dia 12/01 a cidade de Bom Jardim para ter notícias da equipe do Pés No Arado, da Juventude Batista Brasileira, e o Rio Grande estava com suas correntezas fortíssimas havia destruído muita coisa no seu leito. Vi um casa inteira desmorando dentro do rio.

O Oasis de Janeiro foi sem dúvida as atividades do Pés No Arado, da Convenção Batista Brasielira e o Teen Brasil! Todas atividades marcantes!

Quero ainda destacar o movimento Solidário Juventude Ativa, da JUBERJ, que levou ajuda ao necessitados, não só donativos, mas o conforto espiritual! Parabéns!

Que tiremos importantes lições! Que continuemos a servir ao Senhor com alegria e O louvando indenpendente das circunstâncias!

@iigorbonan